sexta-feira, 30 de julho de 2010

Voluntariado?






No site da Junta De Freguesia, é anunciado o Banco Local de Voluntariado de Sacavém.
À partida parece uma ideia óptima, e a nossa cidade estava de facto a precisar de um projecto que mobilizasse os sacavenses e estreitasse os seus laços de vizinhança.
O único problema é que não conseguimos perceber a finalidade do projecto.
Não seria prudente informar melhor os cidadãos sobre este programa? Os cidadãos que se inscreverem estarão a fazê-lo com que fim? Para serem voluntários onde?

Sacavém Merece, mais e melhor informação.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sacavém e o Património





Falar de biblioteca lembrará certamente a muitos Sacavenences um edifício muitas vezes esquecido da nossa cidade, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, na actual Rua Almirante Reis e que foi em tempos anunciada como a futura biblioteca da cidade.
Pelos desenvolvimentos a que temos assistido percebemos que não irá aqui nascer a biblioteca em tempos anunciada, porém parece-nos no mínimo lamentável que este edifício esteja no mais completo abandono e ruína à tantos e tantos anos.
Tratando-se de um edifício com um valor histórico e marcante da história da nossa cidade é imperativo que seja recuperado e devolvido aos Sacavenences sob a forma de algo útil para o seu dia-a-dia, de preferência como edifício de saber e cultura que muita falta faz à cidade.
Ao longo dos anos Sacavém, cidade de grande história, tem vindo a perder muito do seu património histórico, não devemos deixar que isso continue a acontecer nos dias que correm.

Sacavém Merece a preservação da sua história e identidade.



Para saber mais sobre a Igreja de Nossa Senhora da Vitória consulte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_da_Vit%C3%B3ria_de_Sacav%C3%A9m

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Biblioteca de Sacavém

Equipamento à muito aguardado pela nossa população, a nossa cidade tarda em ter uma biblioteca, onde os cidadãos possam ter  acesso fácil, gratuito e universal à cultura e ao conhecimento.
A 7 de Fevereiro de 2009, a Câmara Municipal de Loures com o apoio da Fundação Calustre Gulbenkian inaugurou na nossa freguesia, um bibliobanco, que é como quem diz uma micro-biblioteca com alguns livros que os cidadãos poderão levar para suas casas, ler e devolver. 



A acção não deixa de ser louvável, pois para quem nada tem, pouco que seja, alguma coisa basta, porém foi prometida para o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários, uma biblioteca a sério, isto ainda em tempo de campanha eleitoral.
Sacavém terá de facto uma biblioteca, falta é saber quando. 




Nas Assembleias de Freguesia já muitos discutem o futuro nome da Biblioteca, porém nós apenas queremos saber quando é que esta promessa será cumprida e quando é que a cidade de Sacavém terá um equipamento que tanta falta faz à sua população.

Sacavém Merece mais cultura.

sábado, 17 de julho de 2010

Tomada de Posição do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho

Ex.ma Sr.ª Ministra da Educação
C/c ao Ex.mo Sr. Presidente da República
Ex.mo Sr. Director Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo
Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures
 

À Comissão de Educação da Assembleia da República
Ao Conselho Nacional de Educação

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho reuniu, extraordinariamente, no passado dia 8 de Julho, com o intuito de analisar a Resolução do Conselho de Ministros n. 44/2010, de 14 de Junho.
Após a análise do documento, este órgão decidiu demonstrar a sua indignação perante a constituição deste Mega Agrupamento que passará a ser constituído por: três Jardins de Infância, quatro Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, uma Escola Básica 2,3 e uma Escola Secundária.
Esta posição fundamenta-se em várias considerações que passamos a enumerar:
1. A criação de Mega Agrupamentos é meramente economicista e não traz qualquer benefício pedagógico ou outro, quer para docentes quer para discentes;
2. A falta de auscultação deste Conselho Geral evidencia uma grande desconsideração e um atentado à liberdade democrática, uma vez que este é o único órgão eleito por docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais;
3. A existência do conceito de Mega Agrupamento não contribui nem para o sucesso escolar nem para a resolução dos múltiplos problemas com que cada uma das escolas se debate no dia-a-dia;
4. A Escola Básica 2,3 (actual escola sede do Agrupamento) ficará apenas com um Coordenador de Estabelecimento sem a autonomia necessária para resolver problemas disciplinares que ocorrem com muita frequência, dado a população escolar que a constitui;
5. O Conselho Geral, que não depende na totalidade do Ministério da Educação pois representa várias instituições da comunidade educativa, cumpriu apenas um dos quatro anos do mandato para o qual foi eleito;
6. A grande preocupação por parte das assistentes técnicas pela eventual mobilidade, que as poderá levar a assumir outras funções, devido à fusão dos dois serviços administrativos (Escola Básica 2/3 Bartolomeu Dias e Escola Secundária de Sacavém);
7. A grande preocupação por parte da classe docente pela previsível extinção de postos de trabalho, o que prejudicará a relação pedagógica e os resultados escolares dos alunos que constituem este agrupamento.
Acresce-se a estas considerações o parecer das Associações de Pais e Encarregados de Educação deste Agrupamento que foi remetido para algumas entidades, nomeadamente Ministério da Educação, Direcção Regional de Educação de Lisboa e Câmara Municipal de Loures que demonstra igual descontentamento e profunda preocupação pelo futuro dos seus educandos.

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho
8 de Julho de 2010

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sacavém nas noticias – pelas piores razões.

Na edição de dia 28 de Junho do Jornal Público, consta uma noticia sobre um assalto violento a um comboio da Linha de Cascais, protagonizado por jovens da nossa cidade.
Mais do que a noticia que certamente nos deixa desconfortáveis, pelo amor que temos à nossa terra fica a preocupação pela geração de jovens que estamos a educar na nossa freguesia.
Estaremos a fazer o suficiente pelos nosso jovens para que eles demonstrem o seu verdadeiro potencial?
Não cabe à Junto de Freguesia educar, esse é um papel em primeiro lugar dos pais e familiares e num segundo nível das escolas, mas acreditamos que a freguesia pode também dar o seu pequeno para o desenvolvimento destes jovens.

Leia a noticia do Público: http://www.publico.pt/Local/seguranca-reforcada-nos-comboios-da-linha-de-cascais-apos-desacatos-no-fimdesemana_1444189

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Comemorações do Centenário da República em Sacavém

No âmbito das Comemorações do Centenário da República no concelho de Loures, vai estar patente no Museu de Cerâmica de Sacavém, a exposição “As Fábricas de Loures no contexto da República”.
esta exposição será inaugurada amanhã pelas 17:30 e pode ser visitada até dia 31 de Dezembro. A exposição pretende também assinalar os dez anos do Museu de Cerâmica de Sacavém.

A Equipa do Sacavém Merece, deseja-lhe uma optima visita.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

(Nova) Avenida Estado da India - O Semáforo Oculto


A Avenida Estado da Índia é uma das principais artérias da cidade de Sacavém, e também uma das que mais tem dado que falar desde que sofreu uma profunda intervenção por parte da Câmara Municipal de Loures, os pontos críticos são vários, mas hoje queríamos destacar apenas um.
Algo de errado se passa com a sinalética neste local:
 
1) O semáforo está constantemente mal colocado;
2) Mesmo estando bem colocado, fica tapado pela sinalização da passadeira;
3) Mesmo que as anteriores alíneas não fossem mencionadas esta árvore vai acabar por tapar ambos os sinais;




Custava muito planear estes pequenos pormenores, que fazem diferença?

Sacavém Merece, melhor planeamento.