sexta-feira, 12 de março de 2010



Atenção Jovens!
Atenção Pais!
Atenção Autoridade Policial!
Atenção Autarcas!

Continuam os assaltos em plena luz do dia aos nossos jovens que se deslocam a pé no percurso entre Sacavém e a Portela e vice-versa.

Em plena luz do dia, jovens delinquentes organizados em grupos, esperam os estudantes debaixo do viaduto e interpelam-nos com o intuito de lhes furtarem telemóveis, leitores de MP3, carteiras  e outros valores que tragam consigo, partindo para a violência sempre que encontram resistência das vitimas.
Quando nos deslocamos à esquadra, ficamos a saber que as autoridades já têm conhecimento e que têm os ladrões referenciados, mas que nada podem fazer.

Com ou sem conhecimento das autoridades uma coisa é certa, há assaltos constantes naquele local.

A pergunta que deixo é a seguinte: Teremos que ser nós, pais e educadores, de nos organizar para zelar pela segurança dos nossos jovens? já que as entidades responsáveis pela segurança da população se demitem de o fazer, mesmo depois de reconhecerem que têm conhecimento do problema e conhecerem os meliantes?

Esta situação acontece em plena rua, onde passam centenas ou milhares de carros que transitam nos dois sentidos.

E se alguém tomar uma atitude mais agressiva com este jovens delinquentes, o que lhe pode acontecer?

Esta situação exige uma acção urgente e concertada das autoridades, não faz sentido que tenhamos medo de andar nas nossas ruas, cumpra-se a vigilância das ruas desta freguesia e vivamos em paz e harmonia.

Sacavém Merece!
Daniela Afonso Matos

3 comentários:

  1. E já agora, porque razão os estudantes residentes em Sacavem "são obrigados" a frequentar as escolas da Portela, quando existem escolas na freguesia? Pela minha parte, posso dizer que sempre morei em Sacavém, tenho 3 filhos em idade escolar, e todos eles frequentam as escolas públicas da Portela, tal como a maioria dos meus vizinhos. Porque será?

    ResponderEliminar
  2. Apesar de bastantes jovens de Sacavém frequentarem as escolas e a piscina da Portela (apesar de ter muitos nadadores federados, a Cidade de Sacavém não tem piscina), continuamos a não ter o circuito do Rodinhas de Sacavém integrado com o da Portela (bastava uma paragem comum às 2 redes) e o prolongamento da ciclovia até à Portela.

    ResponderEliminar
  3. Os estudantes que são assaltados são aqueles que frequentam as escolas da Portela (apesar de residirem em Sacavém), e que guardam de Sacavém uma imagem de quem nunca se preocupou com eles; a maioria deles só conhece a zona oriental da cidade onde moram, raramento vão ao centro da freguesia, e todas as actividades são feitas em outras freguesias onde existem escolas públicas de qualidade, zonas verdes e desportivas, piscinas e transportes adequados.
    A situação retratada neste artigo é elucidativa do que referi, com a agravante de que os jovens de hoje são os adultos de amanhã, onde a afinidade com a cidade de Sacavém por certo será reflectida.

    ResponderEliminar